GUIA: Como guardar roupa de inverno

As dicas da Dona Rosa
17May2023
GUIA: Como guardar roupa de inverno

A partir do momento em que as temperaturas começam a subir, é altura de organizar e arrumar as roupas quentes, que só voltarão a ser utilizadas na próxima estação. Porquê? São roupas pesadas, ocupam muito espaço e desta forma mantém o seu roupeiro mais organizado e com apenas as peças que irá utilizar no seu dia-a-dia na Primavera/Verão.

  • Antes de dar início à organização, é importante separar os itens que continuarão no armário daqueles que ficarão guardados. Aproveite ainda para verificar se existem roupas que já não utiliza ou não gosta e pretende doar ou vender. 
  • Não guarde as roupas sem conferir primeiro o seu estado, se contém algum cheiro ou manchas. Caso necessite de higienização, é necessário ter atenção às instruções de lavagem para não danificar a peça. 
  • Como os tecidos têm características específicas e não podem ser guardados todos da mesma forma, é importante organizá-los corretamente.
  • A roupa deve ser guardada em locais arejados e secos, de forma a evitar acumulação de  humidade. Por outro lado, calor ou iluminação excessiva podem prejudicar as fibras dos tecidos. Por fim, caso necessite de guardar a roupa dentro de um saco, opte por um saco de algodão ao invés do de plástico, uma vez que este retém a humidade, proporcionando o aparecimento de bolor. O algodão, por sua vez, permite uma maior circulação de ar.   
  • Escolher corretamente os cabides para guardar as roupas de inverno pode fazer diferença no cuidado com as suas peças. Não é aconselhável utilizar cabides de arame, pois são mais frágeis, enferrujam rapidamente e podem puxar fios nas suas peças. Cabides mais estruturados são o segredo para manter a sua roupa cuidadosamente pendurada e organizada. Uma dica extra: deve pendurar as calças pelas bainhas para evitar vincos e marcas.
  • Coloque lascas de cedro junto à roupa que pretende guardar, pois ajudam a evitar o mau cheiro e a afastar insetos. 
loading