A Dona Rosa explica: dobrar roupa para as suas viagens

As dicas da Dona Rosa
21Apr2023
A Dona Rosa explica: dobrar roupa para as suas viagens

Seja uma viagem de curta ou longa duração, quem não gosta de chegar ao destino com a mala organizada? A verdade é que tentar ajustar diferentes itens numa só mala pode parecer um quebra-cabeças. No entanto, assim que se aprende a dobrar roupa para a viagem e organizar as peças de maneira adequada, a tarefa fica muito mais simplificada. Para quem tem curiosidade em saber dobrar roupas e economizar espaço dentro da mala – e até mesmo como desamassar as peças durante a viagem sem a preocupação de passar a roupa a ferro – a Dona Rosa preparou um guia completo de como arrumar a sua mala de viagem, descomplicando o planeamento para as suas próximas viagens. 

O primeiro passo de como conseguir arrumar a sua mala de viagem de forma eficaz e eficiente é considerar o destino e o tipo de viagem que vai fazer. Comece por planear o que poderá precisar para as diferentes atividades incluídas no roteiro e faça uma lista de tudo o que deseja levar.
Após isso, e depois dos itens que necessita estarem listados, coloque-os todos em cima da cama e separe-os em pequenos montes – camisas num lado, vestidos noutro e assim em diante. Dessa forma, conseguirá visualizar quantas peças quer levar. Depois, o passo seguinte a dar atenção são as roupas de tecido sintético (poliéster, acrílico, elastano, poliamida, nylon, lycra, viscose, acetato) – uma vez que são menos propícias a serem amassadas e a ganharem vincos durante a viagem.
Seguidamente, um passo difícil para algumas pessoas, mas fundamental na hora de como organizar a mala de viagem é eliminar roupas parecidas e priorizar as peças essenciais. Se tem o hábito de levar sempre muita roupa, porque tem medo de não ter como lavá-las durante a viagem, não se preocupe! Existem soluções rápidas que possibilitam reutilizar roupa sem receio de maus odores ou amassados - basta utilizar um spray com fragrância. Borrifa-se nas roupas, esticando-as por alguns segundos, aliviando os amassos e adicionando uma fragrância agradável, que dará uma sensação de roupa limpa – sem necessitar de lavar ou passar. Posteriormente, lembre-se de pôr os sapatos em sacos e coloque-os no fundo da mala, para que não entrem em contacto com roupas mais delicadas.
Além disso, para otimizar mais o espaço, aproveite para guardar as meias e os cintos dento do calçado. Quanto às roupas íntimas, estas costumam ser bastante delicadas e merecem uma atenção especial. Separe-as em sacos de tecido e, ao dobrar os sutiãs, coloque-os dentro uns dos outros – formando uma peça única. Permite ocupar menos espaço e manter o formato da peça. 

Quanto à sua mochila/mala de mão: vários itens importantes, e muitas vezes pesados como os eletrónicos, não podem ser colocados nas malas da roupa. Assim, devem ser os primeiros a ser colocados na mochila, para garantir que cabem. Depois disso, encontra um espaço de fácil acesso na mochila para colocar tudo aquilo que possa precisar durante o trajeto – carregadores, medicamentos e documentos. No caso dos documentos, o uso de carteiras ou de pastas vai ajudar a encontrar o que necessita com mais facilidade. Não esquecer que se for fazer uma viagem de avião, convém transferir os produtos de higiene pessoal das embalagens originais para recipientes menores e, posteriormente, colocá-los em sacos de plástico transparente. Não só evita que sujem o resto das coisas como também facilitam e aceleram o processo de revisão na segurança do aeroporto. 

loading