Código de Conduta do Roupeiro: 5 ideias de organização que compensam

As dicas da Dona Rosa
25Apr2023
Código de Conduta do Roupeiro: 5 ideias de organização que compensam

É difícil viver em ambientes onde a desarrumação perdura. Organizar o guarda-roupa pode parecer um bicho de sete cabeças..., mas não o é. Embora a maioria das pessoas goste de viver num ambiente arrumado e limpo, nem sempre é possível fazer limpeza e arrumação diária. No entanto, não precisa de ser nenhum expert em organização para deixar tudo mais harmonioso. A primeira dúvida que surge é: por onde começar? A Dona Rosa ajuda em todo o processo!

1º Retire tudo: É preciso desocupar o guarda-roupa para ter a ideia de que se tem dentro dele. Quando se tem um espaço desorganizado, muita coisa acaba por estar esquecida. Quantas vezes usou aquelas calças que comprou no Natal de 2015? 

2º Faça uma seleção: Este segundo passo serve para dividir tudo em três categorias - o que não serve para doar e irá para o lixo; o que irá para doar e o que fica. No grupo de deitar fora entram os objetos que estão partidos, que perderam a utilidade, as roupas muito velhas e as que não estão em boas condições para doar (ou porque estão furadas, rasgadas e manchadas). Quanto ao grupo do doar, se as roupas não servem mais, doe. Se não usa, só ocupam espaço. O segredo é pensar quando foi a última vez que a peça foi usada. Em relação ao grupo do manter, se as peças estiverem em bom estado e se forem mais usadas, voltam para o armário. 

3º Separe as roupas por tipos: Um outro conselho que a Dona Rosa dá é agrupar os objetos por tipos. Pode separar-se as peças da seguinte forma: roupas de frio e de calor; as peças curtas das longas; separar os tecidos leves do mais pesados; separar as camisolas e blusas das calças, saias e calções e agrupar conjuntos.

4º Abuse dos organizadores: Os cestos e as caixas são ótimas para divisórias, uma vez que facilitam a identificação. Na hora de guardar as peças, as mais usadas devem ficar por cima. As roupas íntimas, que passam por mais rotatividade, podem ser as primeiras. As roupas usadas com pouca frequência podem ficar nas últimas gavetas. 

 5º Cuidados para a manutenção das peças: Cuide de cada peça de acordo com a instrução do fabricante! Nunca guarde roupas húmidas! Hidrate as peças de couro! Limpe e higienize os sapatos! Organizar não é tão difícil quanto manter. Depois de deixar o guarda-roupa em ordem, procure sempre colocar tudo no devido lugar. 

loading