Como tirar nódoas de vinho depois das festas?

As dicas da Dona Rosa
02Jan2024
Como tirar nódoas de vinho depois das festas?

Como tirar nódoas de vinho é uma pergunta recorrente em cerimónias, eventos e celebrações. Verdade seja dita: quem nunca entornou um copo de vinho por cima da toalha de mesa, na camisa, nas calças ou mesmo no sofá durante uma festa?

 

Fique a conhecer alguns truques para remover este tipo de nódoas. 

 

5 dicas de como tirar nódoas de vinho

O vinho é uma das substâncias que podem causar manchas difíceis de remover das roupas. Agir rapidamente é crucial, caso contrário, eliminá-las poderá tornar-se difícil, ou mesmo impossível.

 

  1. 1) Absorver o excesso de líquido

Em primeiro lugar, e assim que entornar o vinho, o mais importante é tentar absorver o máximo de líquido possível. É fundamental que o faça antes da nódoa secar. Pode utilizar um guardanapo ou um lenço de papel, pressionando contra o tecido manchado para absorver o excesso de vinho. E, acima de tudo, não esfregue – isto só vai fazer com que a nódoa se espalhe pelo tecido.

 

  1. 2) Aplicar um tira nódoas

Uma das medidas mais eficazes é utilizar um produto específico de remoção de nódoas. Aplique o tira nódoas no tecido manchado e ainda húmido, seguindo as instruções de utilização do produto. Depois deve lavar a peça na máquina de lavar roupa com um detergente de alta qualidade, tendo em conta que não deve utilizar uma temperatura superior a 30 graus, já que pode provocar um aumento da nódoa. Antes de colocar a secar, garanta que a nódoa saiu totalmente.

 

  1. 3) Usar detergente da louça e água oxigenada

Utilize duas partes de água oxigenada para cada parte de detergente e aplique esta mistura na peça de roupa. Em princípio, deverá imediatamente ver a mancha de vinho a desaparecer.

 

  1. 4) Misturar vinagre de vinho branco e detergente para a roupa

Outro truque passa por cobrir a mancha com vinagre de vinho branco e esfregar a mancha com detergente para a roupa. Terminado esse processo, basta passar por água quente e, à partida, conseguirá eliminar a mancha.

 

  1. 5) Utilizar sal e limão

Pode ainda experimentar a técnica do sal e limão. Comece por molhar o tecido em água fria e remova a água em excesso. Depois, coloque um pouco de sumo de limão e aplique na mancha uma boa quantidade de sal. Passe tudo por água para remover o limão e o sal - repita o processo as vezes necessárias até a mancha desaparecer.

Se precisa de ajuda com nódoas ou outro género de desafios próprios desta época do ano, plena de festas e casa cheia, conte com os nossos serviços de limpeza e lavandaria. Tudo à distância de um clique!

 

Sobre a Dona Rosa

A Dona Rosa disponibiliza serviços diretamente até sua casa que lhe permitem ganhar mais tempo para si ou para aproveitar com quem mais gosta. Faça o registo na aplicação e usufrua dos melhores serviços, no conforto da sua casa. Porque quem tem uma Dona Rosa, tem tudo!

 

loading