Limpar calçado de inverno: saiba como fazê-lo

As dicas da Dona Rosa
05Jan2024
Limpar calçado de inverno: saiba como fazê-lo

Para limpar o calçado de inverno, nomeadamente sapatos ou botas feitos de couro, camurça ou materiais sintéticos resistentes à água, é preciso ter alguns cuidados especiais. Neste artigo indicamos algumas sugestões sobre a melhor maneira de limpar e manter os seus sapatos sempre impecáveis!

 

Dicas para limpar calçado de inverno

O calçado é um elemento crucial do vestuário e essencial para o estilo pessoal de cada um. Por isso, não há dúvida de que a maneira como cuidamos e guardamos o nosso calçado é importante. Fica aqui um passo a passo de como cuidar dos seus sapatos:

 

  1. 1) Limpeza

O primeiro passo passa por remover a sujidade ou pó que se tenha acumulado na superfície do calçado, com uma escova, um pano húmido ou uma esponja. Consoante o material, pode utilizar sabão para couro ou espuma de limpeza especialmente desenvolvida para o cuidado do calçado. Importante: não utilize nunca produtos de limpeza domésticos porque podem danificar o calçado.

 

  1. 2) Secagem

É aconselhável deixar o calçado secar ao ar livre, mas sem expor ao sol ou a fontes de calor diretas. Caso estejam muito húmidos, coloque um papel absorvente no interior para eliminar a humidade mais rapidamente. O couro demora especialmente mais tempo a secar, por isso, seja paciente.

 

  1. 3) Hidratação e Brilho

Quando tiver removido o pó e o sapato estiver seco, pode proceder ao engraxamento dos sapatos, se for esse o acabamento que desejar. Para isso, primeiro aplique o creme. Este irá hidratar o sapato e remover as manchas mais difíceis. Depois, se quiser dar brilho ao sapato, utilize cera, aplicando-a uniformemente e durante o máximo de tempo possível. Uma vez aplicada a cera, utilize uma luva ou um pano de polimento para retirar o excesso de cera e deixá-lo brilhante. E claro, não esquecer que estes produtos devem ser utilizados com moderação.

Para além destas sugestões de limpeza, saber como guardar os seus sapatos também tem a sua arte. Guarde as suas botas num local arejado e seco porque evitará o desenvolvimento de odores e bolor; não utilize sacos de plástico para os guardar, mas sim sacos de tecido permeável ou a própria caixa dos sapatos; e, por último, guarde-os de forma organizada - se os empilhar uns em cima dos outros podem ficar danificados a longo prazo.

 

Sobre a Dona Rosa

A Dona Rosa disponibiliza serviços de lavandaria completos directamente até à sua casa, incluído o cuidado dos seus sapatos, que lhe permitem ganhar mais tempo para si ou para aproveitar com quem mais gosta. Faço o registo na aplicação e usufrua dos melhores serviços, no conforto da sua casa. Porque quem tem uma Dona Rosa, tem tudo!

loading