Detergentes Convencionais VS Detergentes Ecológicos

A Dona Rosa é amiga do meio ambiente
22Mar2023
Detergentes Convencionais VS Detergentes Ecológicos

Os detergentes normais de limpeza para lavagem da casa, da roupa ou da loiça não são tão inofensivos como poderíamos pensar. A maioria dos detergentes que utilizamos no dia-a-dia podem prejudicar o ambiente e até mesmo a nossa saúde. A questão que se impõe é: mas, então, por quais produtos de limpeza devemos optar? E porquê? A Dona Rosa dá a conhecer as diferenças entre os detergentes convencionais e os detergentes ecológicos.

Os produtos de limpeza são formulados a partir de uma grande gama de ingredientes, com surfactantes que ajudam a remover a sujidade e a gordura, permitindo assim que se dispersem na água. Os surfactantes naturais podem derivar de substâncias vegetais. Contudo, muitas das grandes marcas continuam a usar derivados de petróleo - recurso não renovável, cuja degradação é lenta e menos completa do que os produtos de origem vegetal. Assim, durante o processo de degradação, estes surfactantes podem formar compostas ainda mais perigosos e resistentes do que os próprios químicos originais.

A afirmação de biodegradável que muitas vezes encontramos nos rótulos dos produtos que utlizados, pode ser altamente enganadora. Estes produtos até podem ser biodegradáveis; porém, quão rapidamente os componentes se degradam? Há uma diferençaa entre produtos que se degradam por completo numa questão de dias e os parcialmente degradados em anos. Sendo os detergentes ecológicos produzidos essencialmente a partir de matérias-primas de origem vegetal, é possível afirmar que são altamente naturais e biodegradáveis. A degradação de 60% ocorre em menos de 24h devido à ausência de cadeias carbonatas complexas e as restantes 40% decompõem-se em poucos dias.

Produtos ecológicos não expõem os utilizadores a químicos agressivos para a saúde, contrariamente aos produtos com poluentes que podem causar irritação cutânea, problemas respiratórios e reações alérgicas. Ademais, escolher produtos ecológicos não é sinónimo de optar por mais caro. Podem parecer mais caros, mas têm efetivamente um custo-benefício superior. São produtos feitos a partir de matérias-primas mais verdes e podem, muitas vezes, ser aplicados em todos os tipos de roupa. Além de serem detergentes que possuem uma limpeza em profundidade, conseguem fazê-lo a temperaturas baixas – o que significa um ganho a nível de encargo energético mensal. De facto, optar por um detergente de roupa ecológico significa dar maior longevidade às suas roupas. Por não possuir componentes agressivos para os tecidos, as roupas são limpas em profundidade e a sua condição é protegida. São detergentes concebidos para suavizar e proteger a roupa, com tensioativos, substâncias suavizantes e óleos essenciais naturais, os tecidos estarão protegidos, suavizados e livres do desgaste acentuado.

Neste sentido, ao selecionar um detergente de roupa amigo do ambiente, estará a ter um papel importante em reduzir os efeitos que os produtos tradicionalmente químicos têm no meio-ambiente. É uma aposta na sustentabilidade, no planeta, na sua saúde e carteira.

loading