Último Mês de Inverno! Saiba como Escapar às Gripes!

As dicas da Dona Rosa
28Mar2023
Último Mês de Inverno! Saiba como Escapar às Gripes!

Dias mais frios, acarretam utilização de roupa mais quente. No entanto, algumas pessoas temem a estação pois sofrem de alergias em pleno inverno. Assim, o ar seco e frio, que se propaga por todo o lado, é o grande inimigo das funções respiratórias, que necessitam de ar húmido e quente para funcionarem de forma mais eficaz.  Com a incidência de dias frios, a maioria das pessoas passa por eles sem nenhum problema em adaptar-se a essa mudança no ar; porém, algumas pessoas sofrem mais, por já terem uma pré-disposição causada pela alergia.  

Neste sentido, comecemos por nos questionar: O que são alergias? São uma resposta exagerada do organismo a um fator externo, com o qual entra em contacto e que, para a maioria das pessoas, é um elemento natural no dia-a-dia – no caso das pessoas serem alérgicas a um alimento, por exemplo. As alergias respiratórias são as mais comuns, uma vez que são desencadeadas pelo contacto com poeiras, pólen, bactérias e ácaros presentes no ar ou em roupas, tapetes e até peluches. 

Assim, a Dona Rosa quer demonstrar três medidas a implementar para reduzir esse impacto.

  • Evite o uso do ar condicionado: pode parecer algo óbvio não usar o ar condicionado no inverno, mas são várias as pessoas que gostam ou só conseguem adormecer com o aparelho ligado. Contudo, este sistema de funcionamento deixa o ar interno mais seco e, por consequente, contribui para a multiplicação dos microrganismos.

  • Faça atividades física e alimente-se bem: apesar de, na sua maioria, as alergias serem doenças hereditárias, o sistema imunológico aprende a lidar com a doença e, quanto mais fortalecido ele estiver, melhores serão os resultados. O segredo é apostar na clássica e saudável dupla: alimentação equilibrada e exercício físico. Quanto à alimentação, reforce o consumo de verduras e frutas, para que o organismo tenha presente as vitaminas C d E, que atuam no aumento da imunidade.

  • Lave com frequência a roupa que utiliza na sua cama: chegou a hora de dizer adeus aos bichinhos que ficam agarrados à sua cama. Lavar a roupa da cama é uma rotina essencial durante o ano inteiro, mas deve ser acentuada nos meses de inverno. Se costuma lavar de 15 em 15 dias no verão, no inverno é aconselhável colocar os lençóis e fronhas semanalmente a lavar.  É, portanto, recomendado usar os serviços profissionais da Dona Rosa, que são especializados na higienização correta das roupas da cama e que conseguem, de forma rápida e eficiente, retirar manchas, que normalmente não consegue em casa. 
loading