Lavar à mão roupa delicada: dicas práticas

As dicas da Dona Rosa
05Feb2024
Lavar à mão roupa delicada: dicas práticas

Lavar à mão roupa delicada, além de prático e rápido, diminui as possibilidades de danificar os tecidos das roupas. Se quiser saber como fazê-lo da melhor maneira, não perca as sugestões deste artigo.

 

7 passos para lavar à mão roupa delicada

 

1) Antes de lavar as peças de roupa verifique as etiquetas e os símbolos de lavagem de cada peça. Isto dar-lhe-á uma melhor ideia de como manter as sua roupa delicada limpas sem estragá-la. Se uma peça de vestuário não pode ser molhada, a única opção que resta é levá-la à lavandaria para limpeza a seco.

 

2) Também é necessário separar as roupas brancas das coloridas para não manchar a roupa. Comece por lavar as peças mais claras e deixe as mais escuras para o final.

 

3) Se a sua roupa tiver nódoas, e para eliminá-las completamente, será necessário fazer um pré-tratamento antes da lavagem. Pode utilizar um produto tira-nódoas adequado a roupas delicadas ou um sabão suave, mas nunca deve esfregá-las excessivamente.

 

4) É sempre preferível lavar a roupa em água fria ou morna. Em água quente é provável que encolham ou se estraguem. Num alguidar ou no lavatório da casa de banho, deita água suficiente para cobrir as peças, juntamente com o detergente específico para roupas delicadas.

 

5) Deixe as sua roupa de molho para que o sabão penetre nas fibras e o resultado seja o esperado. Enxague novamente as peças de roupa sem as esfregar ou torcer.

 

6) Passe as peças várias vezes por água fria corrente. Quando tiver a certeza de que não está a fazer espuma, tente retirar o máximo de água possível sem torcer com força. Recomendamos que pendure a peça de roupa ainda húmida e é preferível que seja ao ar livre, mas à sombra, para que o sol não danifique a roupa.

 

7) Preste muita atenção à hora de engomar este tipo de peça de vestuário. Em primeiro lugar, certifique-se de que pode ser passada a ferro e, se puder, será sempre muito mais fácil fazê-lo quando ainda estiver um pouco húmida.

 

Sobre a Dona Rosa

A Dona Rosa disponibiliza serviços diretamente até sua casa que lhe permitem ganhar mais tempo para si ou para aproveitar com quem mais gosta. Faça o registo na aplicação e usufrua dos melhores serviços, no conforto da sua casa. Porque quem tem uma Dona Rosa, tem tudo!

loading