O seu calçado precisa de cuidados: descubra quais!

As dicas da Dona Rosa
03Apr2023
O seu calçado precisa de cuidados: descubra quais!

No guarda-roupa de qualquer pessoa, os sapatos são parte essencial da composição do look. Não importa se quer ser o mais confortável ou o mais requintado, todos merecem atenção redobrada para que consigam durar o maior tempo possível. No entanto, não é fácil manter calçados impecáveis sem que seja necessário limpá-los regularmente. Por isso, a Dona Rosa ensinará alguns truques para que consiga cuidar bem do seu calçado. 

  • Não use o mesmo calçado por dias seguidos: para manter o calçado com um aspeto novo por mais tempo, não o use por mais de dois dias seguidos. É bom que o calçado respire, pois, o indicado é esperar pelo menos 24 horas para que todo o suor saia. 
  • Não mergulhe na água: regra geral, as pessoas mergulham o calçado com intenção de esfregar. Não é a maneira ideal para tratar o material do calçado. Mais vale tentar limpar com um pano húmido. 
  • Prepare uma solução de limpeza suave: misture água quente com uma pequena quantidade de sabão de lavar roupa ou detergente de lavagem de louça neutro. Para calçado branco ou com uma cor clara, pode preparar uma pasta de limpeza eficaz misturando bicarbonato de sódio, vinagre incolor e água. 
  • Lave os cordões à mão: para limpar os cordões, retire-os do calçado e aplique uma pequena quantidade da solução de limpeza que preparou. Esfregue-os com as mãos.
  • Diga não aos produtos de limpeza: é necessário muito cuidado e cautela na utilização de produtos de limpeza, uma vez que estes podem danificar o seu calçado. 
  • Utilize uma escova própria: depois de usar o seu calçado, é importante remover o pó incrustado na sola e na parte superior do calçado com uma escova, preferencialmente macia. 
  • Seque ao ar livre e na sombra: o que permite o calçado durar mais tempo é secá-lo depois da lavagem ao ar livre e em temperatura ambiente. Certifique-se que os seus sapatos estão completamente secos antes de colocá-los de volta no armário. 
  • Guarde em lugares secos e arejados: tente guardar todos os sapatos num lugar arejado. Assim, toda a humidade sai e os mesmos podem ser usados novamente em 24 horas.
  • Preze pela boa qualidade do seu calçado: escolher calçado de boa qualidade garante que a durabilidade e o conforto se mantenham por muito mais tempo. Além disso, é necessário escolher o tamanho correto do calçado. Por exemplo, um sapato apertado pode desgastar-se mais rápido, devido às forças extras a que são submetidos os componentes e materiais. Através do uso incorreto a que se destinam, podem sofrer ainda desgaste prematuro. 
loading