Os nossos animais espelham quem somos. Por isso, saiba quais os passos de beleza que deve dar ao seu cão!

As dicas da Dona Rosa
24Jul2023
Os nossos animais espelham quem somos. Por isso, saiba quais os passos de beleza que deve dar ao seu cão!

Falámos com a veterinária Maria Cainé para saber todos os segredos nos cuidados de higiene que são essenciais para os nossos amigos de quatro patas.

 

Banho: depende do tipo de pelo e se o cão tem algum problema. Se tiver, por exemplo, atopia, alergias ou outros problemas dermatológicos, pode precisar de banhos terapêuticos e com maior frequência, por exemplo de 15 em 15 dias. Se, por outro lado, não tiver qualquer problema, ficará ao critério do dono e depende do estilo de vida do animal (se é indoor necessita de mais banhos), pode ser uma vez por mês ou, no mínimo, uma ou duas vezes por ano. Em relação ao tipo de produtos, deve- se sempre escolher champôs que sejam apropriados à pele do animal, às suas condições dermatológicas e ao tipo de pelo.

Champô seco: durante o período em que o cão não toma banho, o champô seco é uma opção excelente para ficar a cheirar bem. Pode ser utilizado em períodos nos quais são desaconselhados os banhos, por exemplo antes do protocolo vacinal dos cachorros estar concluído.

Unhas: devem ser cortadas regularmente aos cães que estejam mais dentro de casa e não façam o desgaste natural na rua.

Limpeza de olhos:  quando necessário, pode ser feita com soro fisiológico, diariamente ou, no mínimo, três vezes por semana. Os cães brancos, no entanto, têm tendência para ficar com a zona periocular acastanhada e devem usar produtos próprios.

Escovagem: deve ser feita entre uma a duas vezes por semana, porque remove a sujidade, desembaraça os nós e ajuda a espalhar os óleos naturais. É importante usar uma luva de borracha em animais com pelo curto; um pente de metal é apropriado para animais com pelo mais denso e/ou encaracolado e uma escova de pinos metálicos ou de cerdas naturais, é a melhor para pêlos lisos e compridos.

Tosquias: é necessária em cães que tenham o pelo muito comprido e/ou pelo maltratado que faça rastas. Nas mudanças de estação, quando existe muita acumulação de pelo morto, a tosquia é essencial, para deixar a pele respirar.

A Dona Rosa aprova e cumpre todas as dicas e certifica-se que tem todas as ferramentas prontas para dar ao seu animal um SPA de luxo.

loading