Estarão os seus armários organizados?

As dicas da Dona Rosa
08Mar2023
Estarão os seus armários organizados?

Feng Shui:

Na hora de guardar a roupa, como costuma arrumar os seus armários? Segue uma ordem específica para colocar cada objeto? A Dona Rosa apresenta-lhe algumas dicas de Feng Shui, de organização, para que tudo fique disposto no seu armário de forma prática e harmoniosa, fazendo com que a energia vital circule e flua pela casa.

Antes de mais, o que é o Feng Shui? É uma técnica milenar chinesa de arrumação, com a finalidade de equilibrar as energias e atrair harmonia. Os chineses dizem que esta arte é como o vento, que não se pode entender e não se pode agarrar - daí Feng Shui ser tradução literal do termo vento-água). O objetivo desta organização é conseguir manter todo o espaço limpo e arrumado. Portanto, a Dona Rosa aconselha a tirar tudo o que possui no armário e organizar segundo as dicas abaixo:

  1. Tire tudo do lugar e coloque em cima da sua cama. Passe um pano limpo e húmido por todo o armário, certificando-se que fica limpo e deixe circular ar por alguns minutos, com a janela aberta.

  2. Agora, pense e repense em tudo aquilo que tem em cima da cama: usa mesmo tudo? Pegue em cada peça, acessório, perfume e faça o exercício de tentar lembrar-se da última vez que usou a peça em questão. Se chegou à conclusão que já não tem o hábito de usar, então separe das restantes e livre-se dessa peça. Assim, retira o excesso de coisas do seu armário e evita o vício da acumulação. Tudo o que estiver estragado e fora do prazo de validade também deve ser imediatamente retirado.

  3. No fundo das gavetas e das prateleiras, devem ficar as peças que normalmente não usa com tanta frequência ou apenas usa em ocasiões especiais. As peças do dia-a-dia devem encontrar-se logo à frente.

  4. O mesmo processo aplica-se nos sapatos: à frente os que utiliza com mais frequência para ir para o trabalho e para sair no fim de semana. Atrás, aqueles que usa somente em ocasiões especiais. Se encontrar algum calçado velho que já não usa porque aperta, está largo ou simplesmente está desgastado, desapegue-se.

  5. Organize as suas bijuterias por tamanho e por tipo: os brincos juntos, as pulseiras juntas, os anéis juntos e os colares juntos. Coloque de acordo com o tamanho: os brincos pequeninos no mesmo compartimento, assim como os anéis mais delicados separados do mais chamativos. A sua vida ficará muito mais facilitada quando tentar aceder à sua bijuteria.

  6. Quanto aos perfumes, separe-os por ocasião. Aqueles do dia-a-dia de um lado, os mais fortes para outro. Normalmente, há perfumes que damos mais uso durante o dia (por serem leves e refrescantes) e outros mais à noite (por seres doces, fortes ou amadeirados). Faça a separação de acordo com o seu gosto pessoal, mas não permita que fiquem todos juntos.

  7. Sente que é difícil deixar as gavetas que contêm roupa íntima arrumadas? Compre separadores e tente separar as peças por cor. A Dona Rosa aconselha ainda a colocar um sabonete dentro da gaveta para obter um cheirinho agradável.

  8. Caixas para organização são peças chave dentro de um armário. Coloca as coisas na devida caixa e coloca também uma etiqueta para ser fácil de encontrar.

loading