Marcas portuguesas em que vale a pena investir

As dicas da Dona Rosa
31May2023
Marcas portuguesas em que vale a pena investir

Com a premissa de que o que é nacional é que é bom, a Dona Rosa partilha marcas que fazem parte do mercado da moda nacional. Mercado esse que está em constante evolução, a reinventar-se e que privilegia cada vez mais a qualidade e a sustentabilidade. Assim, apresentamos-lhe de seguida uma seleção de marcas que vai gostar de conhecer:

  • Kin Swimwear: uma marca inspirada na terra natal - o algarve - onde o cenário é marcado pelo mar e pela praia. A marca conta com duas coleções: a Conscious e a Crinkle. A Conscious utiliza plástico retirado do mar, enquanto que a Crinkle é feita a partir de um tecido texturizado e elástico. 
  • Projeto Volta: é através do hashtag #CaminhamosJuntos que nasce a primeira parte deste projeto: uma coleção de meias 100% portuguesa, com um cariz solidário. Cada par de meias é exclusivo e alusivo a um setor da economia, tendo como objetivo apoiar uma associação. A união entre artistas, empreendedores, industriais, tecnológicos, comunicadores e transportadores resultou num projeto com 12 pares de meias. 
  • Wonther: o conceito desta marca foi desenvolvido em Nova Iorque, mas todas as peças são produzidas artesanalmente em Portugal. É com foco nas mulheres e nas suas conquistas que esta marca foi criada e é orientada também para a sustentabilidade. As peças são produzidas através de materiais reciclados que respeitam os direitos humanos, do trabalhador e que não colocam em causa o impacto ambiental e as boas práticas na aquisição de matérias-primas.
  • Imma: conceito com design minimalista, livre de construções complicadas e cheio de traços simplistas. Possui peças elegantes, práticas e confortáveis que podem ser usadas de forma versátil e que duram uma vida. A marca defende que menos é mais e, por essa razão, as coleções são limitadas.
  • Jacarandá: produz peças femininas de edição limitada, com grande atenção aos pormenores. O processo de produção é sustentável e transparente - os tecidos são maioritariamente portugueses e toda a produção é realizada em Portugal. 
  • Isto: uma marca pensada para as necessidades do dia-a-dia – os chamados básicos de corte clássico unissexo. Dentro de uma política de transparência abrangente, esta marca disponibiliza a lista de todas as fábricas com as quais trabalha e o custo real e discriminado de cada um dos elementos das suas peças.
  • Insane in the rain: casacos impermeáveis coloridos feitos a partir de plástico reciclado. Proteger os oceanos é um dos objetivos principais desta marca e, como tal, transformam garrafas velhas de plástico para criar casacos originais. 
loading